Possíveis Melhorias Futuras
Participei recentemente de uma reunião no meu centro de pesquisa em que alguém comentou sobre esse prêmio e acabou surgindo um debate legal. A sensação geral foi de que ele é bem sólido, mas talvez pudesse acompanhar melhor algumas mudanças do setor. Hoje tem muita inovação vindo de startups, jovens pesquisadores e até projetos multidisciplinares que não se encaixam tão fácil no formato tradicional. Fiquei pensando que tipo de melhorias ou novas categorias poderiam ser criadas no futuro pra refletir melhor essa diversidade toda.
9 Views

Já ouvi algumas ideias interessantes circulando por aí. Uma delas seria criar uma categoria voltada pra jovens pesquisadores ou equipes emergentes, o que ajudaria a dar visibilidade logo no início da carreira. Outra possibilidade seria reconhecer projetos de transferência de tecnologia, aqueles que fazem a ponte entre pesquisa e produtor. Um colega meu sempre comenta que esse tipo de trabalho é essencial, mas pouco valorizado. Olhando o https://premiofmv.com.br/, dá pra ver que a base do prêmio é bem consistente, então essas adições não mudariam a essência, só ampliariam o alcance e o impacto.